segunda-feira, 11 de abril de 2011

OFICINA DE EQÜIDADE DE GÊNERO SEXUALIDADE E SAÚDE

FORMAÇÃO
Este foi o clima vivido pelos que participaram  pela oficina de Eqüidade de Gênero, Sexualidade e Saúde, comprometido em proporcionar a mulheres e homens de nossa cidade espaços que possibilitam além da troca de experiências garantia novos conhecimentos este Conselho em parceria com Instituto Promundo e Petrobras realiza mais uma ação.
Leia mais na matéria de Silmara Helena - foto Wanderley Costa -  www.suzano.sp.gov.br
8/4/2011
Oficina aponta propostas para ação a favor da igualdade de gêneros
Distribuição do Guia será feita a entidades, organizações não-governamentais e setores da administração municipal que atuam diretamente com o público. Trabalho de elaboração do material foi coordenado pela Secom
  
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com a Prefeitura de Suzano, realizou, nesta sexta-feira (8/4), o lançamento oficial do Guia da Mulher 2011. A edição, revisada e atualizada, traz os principais serviços disponibilizados ao público feminino nas áreas de esporte, saúde, lazer e cidadania. O evento ocorreu no Complexo Educacional Mirambava ao término da Oficina de Sensibilização de Gênero, Sexualidade e Saúde, organizada em parceria com a ONG Promundo e a Petrobrás. Cerca de 50 pessoas participaram da atividade, que teve duração de dois dias.

A presidente do CMDM, Nice Couto, avaliou como bastante positiva a realização da ação. “Esta oficina nos ajudou a desmistificar e ampliar saberes em relação à questão de gênero. Foi uma oportunidade de reciclar conhecimentos em uma atividade bastante participativa”, salientou. O trabalho resultou em um conjunto de propostas a ser executadas pelos participantes nos seus espaços de atuação.

Um dos desafios da Oficina de Sensibilização é justamente criar estratégias de superação da desigualdade mostrando, na prática, como é possível cumprir os preceitos constitucionais que garantem a igualdade plena de direitos. O objetivo é também desconstruir crenças e apontar que homens e mulheres são iguais e podem ocupar e exercer atividades em qualquer área na sociedade. 

Um dos aspectos mais cruéis da desigualdade é a violência. Para Nice, a oficina deu condições de planejamento do trabalho com apontamento de metas para todas as áreas. “Tivemos aqui um grupo qualificado, que apresentou propostas claras de ação”. 

Cada participante recebeu, ao final dos trabalhos, as novas edições do Guia da Mulher. A partir da próxima semana o Guia será distribuído a entidades, organizações não-governamentais (ONGs) e ficarão disponíveis em equipamentos públicos.

Conheça as propostas feitas na Oficina
Criar comissão para retomar a Campanha do Laço Branco
Elaborar cartilha lúdica sobre a Lei Maria da Penha
Realizar formação sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha
Produção de cartilha específica com texto da Lei Maria da Penha
Realizar ações preventivas contra assédio moral
Estimular para que participantes sejam agentes multiplicadoras de informação
Socializar informações com demais colegas do setor

Silmara Helena





Nenhum comentário:

Postar um comentário