sábado, 20 de agosto de 2011

MULHERES UNIDAS PELA GARANTIA DOS DIREITOS


4/8/2011
DIREITOS DA MULHER
Mulheres organizam 3ª Conferência em Suzano
Encontro definirá ainda a delegação que representará Suzano na etapa regional da Conferência.
  
    
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a Prefeitura de Suzano realizam neste sábado (6/8), a 3ª. Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. A atividade ocorrerá das 9h às 17h na Emef Antônio Marques Figueira (Rua Missionária Sara Cooper, 27 - Centro, Suzano).

Com o tema “Pela Garantia de todos os Direitos!”, a conferência pretende reunir cerca de 200 pessoas entre lideranças, representantes de governos, de Ong’s e de entidades civis, para discutir ações prioritárias para construção da nova versão do Plano Municipal de Políticas para Mulheres. A mesa de abertura contará com a presença de autoridades da administração municipal, do Legislativo e de conselhos de direitos.

A definição das metas de trabalho será discutida a partir de quatro eixos prioritários que integram também os eixos do Plano Nacional de Políticas para Mulheres. São eles: Políticas Públicas de Empoderamento e Autonomia das Mulheres; Política de Enfrentamento de todos os Tipos de Violência; Política de Comunicação, Cultura e Educação na Perspectiva de Gênero e Políticas de Inclusão Social e Garantia de Direitos. Em Suzano, o debate também será embasado na análise do Plano Municipal, elaborado em 2007.

“A conferência é um espaço de diálogo entre sociedade, governos e população na busca por soluções conjuntas para os problemas que vivenciamos no cotidiano. Além disso, estes encontros são importantes para o amadurecimento da consciência cidadã. No caso das mulheres, o desafio é avançarmos na consolidação das políticas públicas do município, mas também no âmbito estadual, principalmente, no que se refere à criação de mais organismos de gestão e de combate efetivo à violência”, explicou a presidenta do CMDM de Suzano, Delvanice da Silva Couto (Nice Couto).

Segundo ela, o avanço da igualdade de gêneros depende de vontade política e também da capacidade de organização da sociedade. “Precisamos despertar em homens e mulheres o olhar sobre a importância da luta pela igualdade de gêneros como uma condição essencial para a formação de uma sociedade realmente democrática. Não viveremos a democracia plena se os direitos das mulheres não forem respeitados.”

A realização da Conferência prevê a eleição de delegadas para participar da etapa regional, prevista para final de agosto, e estadual, ainda sem definição de data. A conferência nacional está marcada para dezembro em Brasília.

Informações:
CMDM: 4745-2253 com Nice Couto
Secretaria de Participação Popular e Descentralização: 4745-2113 com Renata

Silmara Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário