sábado, 20 de agosto de 2011


MULHERES UNIDAS PELA GARANTIA DOS DIREITOS


4/8/2011
DIREITOS DA MULHER
Mulheres organizam 3ª Conferência em Suzano
Encontro definirá ainda a delegação que representará Suzano na etapa regional da Conferência.
  
    
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a Prefeitura de Suzano realizam neste sábado (6/8), a 3ª. Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. A atividade ocorrerá das 9h às 17h na Emef Antônio Marques Figueira (Rua Missionária Sara Cooper, 27 - Centro, Suzano).

Com o tema “Pela Garantia de todos os Direitos!”, a conferência pretende reunir cerca de 200 pessoas entre lideranças, representantes de governos, de Ong’s e de entidades civis, para discutir ações prioritárias para construção da nova versão do Plano Municipal de Políticas para Mulheres. A mesa de abertura contará com a presença de autoridades da administração municipal, do Legislativo e de conselhos de direitos.

A definição das metas de trabalho será discutida a partir de quatro eixos prioritários que integram também os eixos do Plano Nacional de Políticas para Mulheres. São eles: Políticas Públicas de Empoderamento e Autonomia das Mulheres; Política de Enfrentamento de todos os Tipos de Violência; Política de Comunicação, Cultura e Educação na Perspectiva de Gênero e Políticas de Inclusão Social e Garantia de Direitos. Em Suzano, o debate também será embasado na análise do Plano Municipal, elaborado em 2007.

“A conferência é um espaço de diálogo entre sociedade, governos e população na busca por soluções conjuntas para os problemas que vivenciamos no cotidiano. Além disso, estes encontros são importantes para o amadurecimento da consciência cidadã. No caso das mulheres, o desafio é avançarmos na consolidação das políticas públicas do município, mas também no âmbito estadual, principalmente, no que se refere à criação de mais organismos de gestão e de combate efetivo à violência”, explicou a presidenta do CMDM de Suzano, Delvanice da Silva Couto (Nice Couto).

Segundo ela, o avanço da igualdade de gêneros depende de vontade política e também da capacidade de organização da sociedade. “Precisamos despertar em homens e mulheres o olhar sobre a importância da luta pela igualdade de gêneros como uma condição essencial para a formação de uma sociedade realmente democrática. Não viveremos a democracia plena se os direitos das mulheres não forem respeitados.”

A realização da Conferência prevê a eleição de delegadas para participar da etapa regional, prevista para final de agosto, e estadual, ainda sem definição de data. A conferência nacional está marcada para dezembro em Brasília.

Informações:
CMDM: 4745-2253 com Nice Couto
Secretaria de Participação Popular e Descentralização: 4745-2113 com Renata

Silmara Helena

III CONFERENCIA MUNICIPAL DE POLITICAS PARA MULHERES


6/8/2011
PARTICIPAÇÃO POPULAR
Mulheres discutem garantia de direitos em Conferência Municipal
Na abertura do encontro, prefeito Marcelo Candido destacou luta para que a cidade conte com um Delegacia da Mulher
  WANDERLEY COSTA 
    
Na manhã deste sábado (6/8), na abertura da 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com apoio da Prefeitura de Suzano, na Emef Antonio Marques Figueira, o prefeito Marcelo Candido destacou a importância das mulheres continuarem discutindo a implantação da Delegacia da Mulher no município.

“A questão da Delegacia da Mulher em Suzano é discutida desde o início de nosso governo, em 2005. Já oferecemos local, estrutura e funcionários, mas a criação cabe ao governo do Estado, que também tem de enviar a delegada, por isso essa proposta não se consolida”, disse. E completou: “Sabemos da importância dessa delegacia, porque muitas mulheres que são vítimas de violência não denunciam o agressor por medo, e isso causa um silêncio ensurdecedor. Por isso, vamos continuar com esse desafio, dentre tantos outros que temos para que, juntos, poder público e sociedade possamos garantir o sucesso das políticas para mulheres”.

Candido ressaltou ainda que as propostas das conferências municipais, regionais e estaduais, deliberadas na etapa nacional, serão levadas para a presidenta da República. “Pela primeira vez temos uma mulher no mais alto posto de comando do país, a presidenta Dilma Rousseff, a quem vocês terão a oportunidade de encaminhar o resultado das discussões feitas nas conferências municipais, estaduais e nacional”.

Para o deputado estadual José Cândido, a conferência é um importante espaço de organização das mulheres. “Se nós não nos organizarmos para lutar pelos nosso direitos, ninguém vai nos organizar”. Ele informou ainda que, na sexta-feira passada (5/8), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), foi relançada a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, que ele também integra.

A vereadora Quitéria David da Silva chamou atenção para a participação da mulher na política, lembrando que dos 14 vereadores de Suzano, ela é a única mulher no Legislativo municipal.

Representando o Fórum Governamental de Mulheres e a Articulação de Mulheres do Alto Tiete, a secretária municipal de Comunicação Social, Silmara Helena Pereira de Paula, enfatizou que a conferência é um espaço de diálogo das lutas e das conquistas. “Nossa luta não é de agora, vem de séculos, e temos muitos desafios pela frente”.

A presidenta do CMDM de Suzano, Nice Couto, falou de sua satisfação em organizar o evento e também das conquistas alcançadas ao longo dos anos de luta. “A conferência é um momento de reflexão e discussão pela igualdade de direito”.

Também compuseram a mesa de abertura da conferência em Suzano a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Mogi das Cruzes, Rosana Pierucetti, que, disse que o evento “dá vozes às mulheres”, e a reapresentante da deputada estadual Heroilma Soares, Mariangela Ribeiro, que reforçou a importância da discussão das questões de interesse das mulheres.

Após a abertura oficial, foi discutido e aprovado o regimento da conferência. Após o almoço, as participantes se dividiram em grupos de trabalho para discussão de propostas em quatro sala temáticas. As propostas definidas em cada grupo serão apresentadas e votadas em plenária, que também elegerá as delegadas à etapa regional e estadual.

Participaram ainda do evento os secretários municipais Rosenil Barros Órfão (Participação e Descentralização), Hamilton Luiz da Silva (Defesa Social e Prevenção à Violência) e Valdicir Stuani (Promoção da Cidadania e Inclusão Social), além do Ouvidor Geral do Município, Lúcio Ferreira de Melo e dos vereadores Luiz Carlos Geraldo, o Professor Luizinho e Vanderli Ferreira Dourado, o Derli.

Alexandre Trindade


Voltar ao topo
 
Imprimir
 
 
Paço Municipal Firmino José da Costa (Prédio 1): Rua Baruel, 501 - Centro / Edifício Nacio