segunda-feira, 11 de abril de 2011

GUIA DA MULHER UMA CONQUISTA


                                   No dia 08 de abril após o encerramento das atividades da Oficina de Gênero realizamos o Lançamento do Guia da Mulher em sua Segunda Edição.
                                  Com sua versão revisada e atualizada o Guia da Mulher vem cumprir um importante papel do ponto de vista da comunicação e sobretudo da informação, atendendo a importantes deliberações apresentadas na Primeira Conferencia Nacional de Comunicação Social no ano de 2009.
                      Um instrumento que  atende também a pontos extremamente importantes para o debate de Gênero no Município, além de  levar ao publico,  sobretudo feminino informações dos serviços que atendam suas necessidades, traz também em seu  rodapé datas dos momentos histórico da luta das mulheres, bem como atualiza  informações  com dados importantes  para conhecimento e reflexão das conquistas e desafios que ainda temos pela frente.
                                        Contudo o Guia da Mulher é um importante compromisso da Administração Municipal no tocante a Temática de Gênero possibilitando todas as mulheres a ter acesso a serviços garantidos em nosso Município.
                                                               CMDM




OFICINA DE EQÜIDADE DE GÊNERO SEXUALIDADE E SAÚDE

FORMAÇÃO
Este foi o clima vivido pelos que participaram  pela oficina de Eqüidade de Gênero, Sexualidade e Saúde, comprometido em proporcionar a mulheres e homens de nossa cidade espaços que possibilitam além da troca de experiências garantia novos conhecimentos este Conselho em parceria com Instituto Promundo e Petrobras realiza mais uma ação.
Leia mais na matéria de Silmara Helena - foto Wanderley Costa -  www.suzano.sp.gov.br
8/4/2011
Oficina aponta propostas para ação a favor da igualdade de gêneros
Distribuição do Guia será feita a entidades, organizações não-governamentais e setores da administração municipal que atuam diretamente com o público. Trabalho de elaboração do material foi coordenado pela Secom
  
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com a Prefeitura de Suzano, realizou, nesta sexta-feira (8/4), o lançamento oficial do Guia da Mulher 2011. A edição, revisada e atualizada, traz os principais serviços disponibilizados ao público feminino nas áreas de esporte, saúde, lazer e cidadania. O evento ocorreu no Complexo Educacional Mirambava ao término da Oficina de Sensibilização de Gênero, Sexualidade e Saúde, organizada em parceria com a ONG Promundo e a Petrobrás. Cerca de 50 pessoas participaram da atividade, que teve duração de dois dias.

A presidente do CMDM, Nice Couto, avaliou como bastante positiva a realização da ação. “Esta oficina nos ajudou a desmistificar e ampliar saberes em relação à questão de gênero. Foi uma oportunidade de reciclar conhecimentos em uma atividade bastante participativa”, salientou. O trabalho resultou em um conjunto de propostas a ser executadas pelos participantes nos seus espaços de atuação.

Um dos desafios da Oficina de Sensibilização é justamente criar estratégias de superação da desigualdade mostrando, na prática, como é possível cumprir os preceitos constitucionais que garantem a igualdade plena de direitos. O objetivo é também desconstruir crenças e apontar que homens e mulheres são iguais e podem ocupar e exercer atividades em qualquer área na sociedade. 

Um dos aspectos mais cruéis da desigualdade é a violência. Para Nice, a oficina deu condições de planejamento do trabalho com apontamento de metas para todas as áreas. “Tivemos aqui um grupo qualificado, que apresentou propostas claras de ação”. 

Cada participante recebeu, ao final dos trabalhos, as novas edições do Guia da Mulher. A partir da próxima semana o Guia será distribuído a entidades, organizações não-governamentais (ONGs) e ficarão disponíveis em equipamentos públicos.

Conheça as propostas feitas na Oficina
Criar comissão para retomar a Campanha do Laço Branco
Elaborar cartilha lúdica sobre a Lei Maria da Penha
Realizar formação sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha
Produção de cartilha específica com texto da Lei Maria da Penha
Realizar ações preventivas contra assédio moral
Estimular para que participantes sejam agentes multiplicadoras de informação
Socializar informações com demais colegas do setor

Silmara Helena





SEMANA DA MULHER EM MARÇO FOI UM SUCESSO........



           O CONSELHO ENCERROU AS ATIVIDADES DA SEMANA DA MULHER 2011 NA PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS EM SUZANO, NESTE SENTIDO CONSIDERAMOS TER CUMPRIDO MAIS UMA DE TANTAS ETAPAS QUE AINDA VIRÃO.  POTENCIALIZAR  E FORTALECER A LUTA DO  MOVIMENTO DE MULHERES,  É NOSSO COMPROMISSO.
(Leia mais na Matéria de Tais Aranha  e Foto de Wanderly Costa - www.suzano.sp.gov.br)


11/3/2011
SEMANA DA MULHER 2011
Em ato na Praça dos Expedicionários, mulheres defendem protagonismo feminino
Atividade refletiu sobre as conquistas e os desafios que ainda são necessários para a garantia dos direitos
  
Num ato da 7ª Semana da Mulher, realizado no final da tarde desta sexta-feira (11/3) na Praça dos Expedicionários, as mulheres defenderam o protagonismo feminino, lembraram as conquistas e apontaram os muitos desafios ainda existentes para a garantia de direitos e da igualdade de gênero. Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em parceria com a Prefeitura, a atividade contou com a presença de várias mulheres que ocupam lugar de destaque no poder público e na sociedade civil organizada de Suzano.

A secretária municipal de Comunicação Social, Silmara Helena Pereira de Paula, destacou que a 7ª Semana da Mulher foi um momento de reflexão muito positivo, que contribuiu também para a divulgação da rede de assistência à mulher vítima de violência que hoje existe na cidade. “As discussões foram muito ricas e produtivas, demonstrando o compromisso da administração municipal com as mulheres”, disse.

Chamando a atenção para as conquistas já efetivadas, a secretária municipal de Educação, Sônia Kruppa, disse que é preciso buscar a ampliação dos direitos. “O direito à creche é hoje um direito constitucional e que está entre as prioridades da presidente Dilma Rousseff. Isso mostra que a luta das mulheres vale a pena”, afirmou.

Para Carmem Lúcia Lorente, secretária municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, é necessário que as políticas públicas implementadas em Suzano a partir de 2005 sejam conhecidas pelo maior número de mulheres. “Nosso maior desafio é levar para os quatro cantos da cidade todos os avanços conquistados”.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Nice Couto, chamou as mulheres suzanenses a participarem da construção e das discussões da próxima Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada este ano em Brasília (DF). “Um dos nossos principais desafios é desenvolver ações para sermos protagonistas da nossa história”, afirmou.

A vereadora Quitéria David da Silva, única mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo suzanense, defendeu a união das mulheres e destacou o fato de hoje termos pela primeira vez uma mulher na Presidência da República, Dilma Rousseff. “Vamos à luta porque ainda temos muito a fazer”, disse.

Próxima atividade
O último dia de programação da 7ª Semana da Mulher foi alterado de 15/3 para a próxima segunda-feira, 14/3. Voltada a funcionárias e funcionários da rede pública municipal de ensino e ao público interessado em questões de gênero na educação, a atividade será realizada na Associação Cultural Japonesa (Bunkyô), que fica na avenida Armando de Sales Oliveira, 44 – Centro, das 18h30 às 22h.

As palestras que encerrarão a Semana da Mulher abordarão os temas “Desconstruções para uma educação não discriminatória” e “Corporalidade na educação para autonomia nas relações de gênero”. Elas serão ministradas pela psicóloga e especialista em sexualidade humana e dinâmica do movimento expressivo, Rachel Moreno, e pela pedagoga do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual da Universidade de São Paulo (USP), Maria Cristina Cavaleiro.
 Tais Aranha
AGRADECEMOS A TOD@S QUE COLABORARAM PARA O ÊXITO DESTE EVENTO
          NICE COUTO
                PRESIDENTA DO CMDM